| Assembleia Legislativa aprova calamidade pública em cinco municípios mato-grossenses por causa da covid-19.mp3 |
Por Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Os deputados estaduais aprovaram, em votação única, na sessão desta segunda-feira, os projetos de resolução da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária, decretando calamidade pública nos municípios de Tesouro, Matupá, Poconé, Figueirópolis do Oeste e Terra Nova do Norte, respectivamente, por causa da covid-19.
Os deputados também aprovaram, por unanimidade, requerimento da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa que pede autorização para compra de 200 cilindros de oxigênio para armazenagem, bem como o suprimento de gás medicinal para seu abastecimento.
Em justificativa, a Mesa Diretora argumenta que “o cenário atual da pandemia é grave e, por conta do alto consumo, pode levar ao desabastecimento de oxigênio medicinal na ponta, especialmente em pequenos hospitais nos municípios do interior”.
A Mesa Diretora mostra ainda que a medida é necessária diante da urgente necessidade de atendimento aos pacientes em tratamento contra a covid-19.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, do PSB, destacou a atuação dos deputados nesta segunda-feira.
“Votamos 41 projetos de lei, sendo cinco de calamidade para municípios do interior, e o requerimento para a aquisição de cilindros de oxigênio. Também estamos oferecendo a estrutura da Assembleia Legislativa para a vacinação contra a covid-19”, afirmou o presidente da Casa de Leis.