Após acordo com MP, Várzea Grande cancela aumento no valor do IPTU

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Prefeitura de Várzea Grande

Por Vinícius Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

Um acordo firmado entre o Ministério Público de Mato Grosso e a Prefeitura de Várzea Grande prevê a anulação do valor cobrado nos carnês do IPTU 2023.

A alíquota foi alterada a partir de uma lei de dezembro de 2022, de Várzea Grande, que atualizou a Planta Genérica de Valores do Município.  

A proposta que consta no acordo contempla a manutenção da norma, porém, com a adoção de algumas seguintes providências a serem tomadas pela Prefeitura.  

Ficou estabelecido que nos anos de 2023 e 2024 o IPTU vai ser cobrado com base na legislação anterior à Lei Municipal que é questionada em Ação Direta de Inconstitucionalidade.  

Caso os contribuintes já pagaram o imposto, com base nos boletos emitidos antes do acordo, o montante vai ser compensado de duas formas. Caso o novo valor seja maior que o que já foi pago, a diferença vai ser quitada.

Porém, caso o montante pago seja superior ao valor do tributo, vai ser creditado para abatimento no IPTU 2024, ou pode ser restituído caso o cidadão faça o requerimento.  

Além disso, o Município de Várzea Grande fica dispensado de reemitir carnês para o domicílio dos contribuintes, se comprometendo a disponibilizar nos postos de atendimentos a emissão de boletos para os que não tiverem acesso à internet ou assim optarem.  

O documento foi assinado pelo procurador-geral de Justiça Deosdete Curz, pelo prefeito Kalil Baracat e pelo procurador-geral de Várzea Grande Jomas Fulgencio de Lima.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.