| 08 Após 30 anos de abandono, Zona de Exportação de Cáceres tem obra concluída.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra
Texto do áudio
A ZPE - Zona de Processamento de Exportação de Cáceres teve a sua obra concluída em dezembro último e aguarda liberação da Receita Federal para funcionar. O Governo de Mato Grosso investiu 16 milhões de reais no local, que deve começar a operar somente no primeiro semestre do ano que vem.
A obra da ZPE de Cáceres foi realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
Quatro empresas já manifestaram interesse em operar no local e aguardam a análise de projetos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. São elas: New Glance Ingredientes Nutricionais, a Chicken Tech, a ECORF Brasil e a Floresteca.
As ZPEs são distritos industriais incentivados, destinados a sediar empresas orientadas para o mercado externo. As empresas que se instalarem na ZPE têm acesso a tratamento tributário, cambial e administrativo especiais.
A Zona de Processamento de Cáceres é a terceira do Brasil e tem uma área de aproximadamente 240 hectares, e o projeto foi dividido em cinco módulos, que são os lugares onde as empresas vão se instalar, mais a área administrativa.