Anvisa aprova mais dois produtos de autoteste para detectar a covid-19

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agência Brasil 

 

Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasíla

A Anvisa aprovou, nessa quinta-feira, o primeiro autoteste que detecta o vírus da covid-19 pela saliva. É o Ag Oral Detect. Para a coleta, não é preciso do swab, aquela haste utilizada para coleta de secreção nas narinas nos testes convencionais. O usuário só precisa cuspir a saliva em um copo. O kit vem equipado com o swab apenas para transferir a quantidade certa da saliva do copo para o tubo de extração. O produto é da empresa Eco Diagnóstica Ltda e vai ser fabricado no país.

Outro autoteste aprovado foi o SGTi-flex, da empresa Kovalent do Brasil Ltda, que também terá fabricação em solo brasileiro. O produto utiliza o swab nasal não profundo, e poderá ser encontrado no mercado nacional em versões com 1, 2 e 5 testes, para atender às famílias que queiram utilizar essa ferramenta de enfrentamento ao coronavírus.

Os autotestes são produtos que permitem que a pessoa realize todas as etapas da testagem da covid, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional. Os equipamentos vêm com instruções de uso, com linguagem simples e figuras ilustrativas do seu passo a passo.

Com a aprovação desses dois produtos, já são quatro os autotestes autorizados no país. Quem quiser saber quais os autotestes disponíveis autorizados é só consultar o site da Anvisa na internet.

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.