| AMM adere a campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios, participa da campanha Outubro Rosa desde 2011, iluminando a sua fachada e promovendo ações de sensibilização.
O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a gravidade da doença que atinge milhares de mulheres.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo.
A estimativa do Instituto Nacional de Câncer é o crescimento acelerado de casos a cada ano. O Brasil deve registrar este ano mais de 60 mil novos casos da doença.
Os especialistas alertam para a realização frequente e correta do autoexame, que é fundamental para o diagnóstico e tratamento precoce da doença. Quando o câncer está restrito à mama a chance de sucesso no tratamento é maior.
Mas ainda há estatística muito alta de mortes ocasionadas pelo câncer de mama. Estima-se que 40% das mulheres que desenvolvem a doença morrem antes de completar dois anos de tratamento.
Alguns sinais de alerta são repassados pelos profissionais da saúde como o aparecimento de feridas, nódulos, alterações nos mamilos, secreção escura, pele enrugada, vermelhidão e inchaço nas mamas e outros.
A menopausa tardia, a hereditariedade, obesidade, primeira gestação tardia, dietas ricas em gordura animal e pobres em fibras são apontados como fatores de risco para o desenvolvimento da doença.