Alunos de Farmácia do UNIVAG promovem campanha de conscientização sobre o descarte de medicamentos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria Univag

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

Até dia 23 de junho, o curso de Farmácia da UNIVAG, Centro Universitário de Várzea Grande, realiza uma campanha de arrecadação e descarte consciente de medicamentos vencidos ou em desuso.

A ação é liderada pelos alunos do 1º semestre através do Projeto Extensionista Integrador.

A população pode contribuir levando seus medicamentos vencidos ou sem uso ao ponto de coleta na progressão do curso de Farmácia, no Bloco D, de segunda a sexta-feira, entre oito e 11 horas da manhã.

A proposta surgiu da constatação de que muitas pessoas ainda descartaram medicamentos no lixo comum ou na pia, o que representa sérios riscos à saúde pública e ao meio ambiente.

A coordenadora do curso, professora Quessi Borges, destacou que o descarte correto é simples, acessível e essencial.

Segundo ela, cartelas vazias, caixas, bulas, frascos de xarope, antibióticos, medicamentos tarjados e até tarja preta podem ser entregues no ponto de coleta da UNIVAG.

Dados do Sindicato dos Farmacêuticos de São Paulo, a logística reversa de medicamentos domiciliares cresceu 38,5% em 2024, com mais de 633 toneladas de resíduos descartados corretamente em pontos de coleta no Brasil.

Ainda assim, o país ocupa a sexta posição no ranking mundial de descarte incorreto de medicamentos, o que reforça a urgência de ações educativas.

A professora Quessi disse ainda que a campanha também é uma oportunidade de aproximar a comunidade acadêmica da população.

De acordo com a coordenadora, essa ação mostra que pequenas atitudes podem gerar grandes impactos.