ALMT instala Câmara Temática de Enfrentamento ao Feminicídio em Mato Grosso nesta sexta-feira

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria ALMT

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

Na manhã desta sexta-feira a Assembleia Legislativa de Mato Grosso instala a Câmara Setorial Temática para fazer o enfrentamento ao feminicídio em Mato Grosso.

A Câmara será presidida pela deputada estadual Edna Sampaio, do PT, tendo como Vice-Presidente, Rosana Leite, Defensora Pública e coordenadora do Núcleo da Defesa da Mulher da Defensoria e 1ª Secretária, Sheila Klener de Sousa, suplente de deputada do PSDB. 

O objetivo da Câmara Temática é fazer um estudo minucioso e sistemático sobre feminicídio em Mato Grosso no que diz respeito às responsabilidades institucionais do estado, identificando gargalos na proteção à mulher.

O levantamento vai oferecer aos governos um mapa dos problemas observados e possíveis propostas de políticas públicas.

A Câmara terá uma duração inicial de 180 dias, com possibilidade de prorrogação por igual período.

De acordo com Edna Sampaio, a primeira reunião do grupo será dedicada à apresentação da metodologia de trabalho.

Esta metodologia envolverá tanto o núcleo executivo quanto os membros. Os membros, por sua vez, atuarão na interlocução com o núcleo executivo e com a população, dando especial atenção à participação das mulheres.

Edna destacou que a Câmara é composta por 22 mulheres que têm conhecimento acadêmico, mas também profissional. Ela lembrou que são mulheres que estão à frente de delegacias, da Promotoria da mulher, da Defensoria, pesquisadoras, professoras, mulheres dos movimentos sociais, numa representação diversificada.