04 ALMT instala Câmara Temática de Enfrentamento ao Feminicídio em Mato Grosso nesta sexta-feira.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria ALMT
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Na manhã desta sexta-feira a Assembleia Legislativa de Mato Grosso instala a Câmara Setorial Temática para fazer o enfrentamento ao feminicídio em Mato Grosso.
A Câmara será presidida pela deputada estadual Edna Sampaio, do PT, tendo como Vice-Presidente, Rosana Leite, Defensora Pública e coordenadora do Núcleo da Defesa da Mulher da Defensoria e 1ª Secretária, Sheila Klener de Sousa, suplente de deputada do PSDB.
O objetivo da Câmara Temática é fazer um estudo minucioso e sistemático sobre feminicídio em Mato Grosso no que diz respeito às responsabilidades institucionais do estado, identificando gargalos na proteção à mulher.
O levantamento vai oferecer aos governos um mapa dos problemas observados e possíveis propostas de políticas públicas.
A Câmara terá uma duração inicial de 180 dias, com possibilidade de prorrogação por igual período.
De acordo com Edna Sampaio, a primeira reunião do grupo será dedicada à apresentação da metodologia de trabalho.
Esta metodologia envolverá tanto o núcleo executivo quanto os membros. Os membros, por sua vez, atuarão na interlocução com o núcleo executivo e com a população, dando especial atenção à participação das mulheres.
Edna destacou que a Câmara é composta por 22 mulheres que têm conhecimento acadêmico, mas também profissional. Ela lembrou que são mulheres que estão à frente de delegacias, da Promotoria da mulher, da Defensoria, pesquisadoras, professoras, mulheres dos movimentos sociais, numa representação diversificada.