AL-MT aprova projeto de lei que aumenta salários de três categorias do funcionalismo.mp3 |
AL/MT aprova projeto de lei que aumenta salários de três categorias do funcionalismo
Foto da manchete: ALMT
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quinta-feira, o projeto de lei de autoria do Governo do Estado que reajusta a tabela salarial dos servidores do Detran e dos Sistemas Socioeducativo e Penitenciário.
Durante a discussão, os deputados analisaram um substitutivo integral e emendas. Entretanto, todas as proposições foram rejeitadas.
O deputado João Batista, do PP, que é sindicalista e defensor dos servidores da Segurança Pública, defendeu a aprovação integral do projeto como foi enviado pelo governador Mauro Mendes.
O parlamentar explicou que se houvesse mudanças, o projeto poderia ser vetado pelo governador. Em seguida, a proposta foi colocada em votação e foi aprovada apenas com voto contrário do deputado petista, Lúdio Cabral.
Em média, o projeto prevê aumento salarial de até 30% para algumas categorias, bem como auxílio fardamento, alimentação e verba indenizatória para jornadas extraordinárias.
Porém, o chamado “pacote de bondades”, não contempla outras categorias do funcionalismo estadual, como servidores da área meio e da educação, e outros.
O projeto beneficia diretamente os profissionais do Detran e dos Sistemas Socioeducativo e Penitenciário, com a adequação das tabelas salariais.
A previsão é de que após a aprovação dos deputados estaduais, a medida entre em vigor e o aumento dos salários já esteja na folha de pagamento do mês de abril.
O impacto previsto no orçamento será de quatro milhões e 900 mil reais ao mês, pois beneficia servidores ativos, aposentados e pensionistas.