| 09 Agro defende industrialização e diversificação diante de juros altos e instabilidade de preços.mp3 |
Foto da manchete:Verbo Press
Por Maíra Matos – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio: Maíra Matos
Durante o Show Safra Mato Grosso 2026, realizado em Lucas do Rio Verde, lideranças políticas e do setor produtivo defenderam mudanças no modelo do agronegócio brasileiro. A avaliação é de que a exportação de matéria-prima, como soja e milho, já não é suficiente para sustentar o crescimento diante de juros elevados e oscilações de preços, sendo necessária a ampliação da industrialização e da agregação de valor.
O debate reuniu nomes como o governador Mauro Mendes, o vice-governador Otaviano Pivetta e representantes do setor produtivo. Entre os pontos destacados estão a necessidade de transformar commodities em produtos industrializados, como biocombustíveis e proteína animal, além da diversificação da produção como forma de reduzir riscos e aumentar a competitividade.
O município de Lucas do Rio Verde foi citado como exemplo desse modelo, ao investir na industrialização da produção agrícola e geração de novas cadeias econômicas. O evento também reforçou o papel do Show Safra como espaço de discussão sobre inovação, tecnologia e estratégias para o futuro do agronegócio no Brasil.
Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Yaponira Cavalcanti