| Acidentes de trânsito sem vítimas caíram 14% em VG no primeiro semestre de 2022.mp3 |
Foto da manchete: reprodução
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Os acidentes de trânsito sem vítimas em Várzea Grande tiveram uma redução de 14% no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado, tendência observada em todos os meses.
É o que apontam as estatísticas da Guarda Municipal. Os acidentes de trânsito sem vítimas em Várzea Grande caíram de 511 no primeiro semestre de 2021, para 439 este ano.
O comandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Alisson Baracat Salgado, avalia que o resultado positivo decorre de uma série de ações tomadas pela corporação e pela Prefeitura.
Segundo ele, a redução se deu devido à forte atuação da corporação nos três pilares do trânsito: educação, engenharia e fiscalização.
Na educação, a prefeitura tem o projeto Arte de Proteger, que está todos os dias nas escolas conscientizando as crianças.
Além de utilizar as mídias, passando para a população as orientações quanto ao respeito ao limite de velocidade, o uso de celular, além de outras campanhas educativas.
No quesito fiscalização, Alisson Baracat afirma que houve uma intensificação.
Ele cita como exemplo a atuação em conjunto com outros órgãos de segurança pública na operação Lei Seca.
Mesmo com todos os esforços da Prefeitura, o comandante da Guarda reforça que alcançar a paz no trânsito é obrigação de todos, incluindo condutores e pedestres.
“Só dessa forma, conseguiremos diminuir cada vez mais o número de acidentes, que, na verdade, são mais do que números, são vidas salvas”, defende.