Equidade racial, poesia, música, cinema e Quariterê no Almanaque Mutirum.
O Mutirum Instituto da Cultura estreia neste sábado (9/11) o Almanaque Mutirum, um programa online voltado para a divulgação da cultura, das artes, do empreendedorismo cultural, da educação, da economia criativa, das comunidades solidárias e do ativismo sociocultural.
O Almanaque Mutirum irá ao ar, ao vivo, às 16h, horário de MT, pela TV Mutirum, o canal do Mutirum Instituto da Cultura no YouTube, com reprodução simultânea dos canais Goiás Encanto & Prosa e TV 61, do portal Expresso 61 de Brasília.
Posteriormente será retransmitido em formato de podcast pela Rádio Web Sapicuá, de Cuiabá, que o disponibilizará para mais de 250 emissoras de Mato Grosso e das faixas de divisa com Goiás, Rondônia, Pará e Tocantins.
Nesta primeira edição teremos a participação da jornalista Bruna Maciel, membro da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira), do Sindicato de jornalistas de Mato Grosso.
Ela vai falar sobre o 1º Workshop de Equidade Racial, com o tema “Vozes Negras de Mato Grosso: por uma Comunicação mais diversa”.
Vamos receber também a professora-doutora Silviane Ramos para falar sobre o Coletivo Herdeiras do Quariterê e do projeto Potências Negras, uma série de atividades culturais – incluindo cursos de afro-empreendedorismo – desenvolvidas em Vila Bela da Santíssima Trindade, Cuiabá, Rio de Janeiro e Maricá (RJ).
O jornalista, poeta e escritor Antonio Pacheco foi convidado para falar sobre suas obras e seu novo empreendimento cultural: uma nova editora no mercado literário.
A cineasta Giulia Medeiros, que retornou recentemente de Cuba, onde estudou na Escola Internacional de Cinema e Televisão, nos trará as ultimas novidades sobre o audiovisual em Mato Grosso e no Brasil.
Giulia é diretora do Mutirum Filmes, o braço do audiovisual do Mutirum Instituto da Cultura. A musicista e musicoterapeuta Josi Crispim comparecerá para falar de suas atividades musicais e projetos, incluindo cursos que tem ministrado em sua escola de música e seu trabalho com a terapia musical.